domingo, 23 de janeiro de 2011

Minha Casa Minha Vida


Ouço de várias pessoas, em especial de meus colegas de turma, as maravilhas de um investimento habitacional, financiado pelo famosíssimo programa da CAIXA - Minha Casa Minha Vida, ou simplesmente MCMV. 

Para esclarecer as minhas dúvidas, que podem também ser as suas, leitor, resolvi procurar informações sobre o assunto, em especial a respeito da milagrosa viabilidade econômica e potencial de retorno, já que, todo mundo está ganhando dinheiro com isso, virou moda de investimento, e, muita gente que não tem a menor experiencia em construção civil está embarcando nessa.




Como funciona?
1) A uniao aloca recursos por área do território nacional e solicita a apresentação de projetos.
2) Estados e municipios realizam cadastramento da demanda e, após triagem, indicam famílias para seleção, utilizando as informações do cadastro único.
3) Construtoras apresentam projetos às superintendencias regionais da CAIXA, podendo fazê-los em parceria com estados, municípios, cooperrativas, movimentos sociais ou independentemente.
4) Após análise simplificada, a CAIXA contrata a operação, acompanha a execução da obra pela construtora, libera recursos conforme cronograma e, concluído o empreendimento, realiza sua comercialização


Documentação Necessária


Abaixo está a lista de documentos necessários para o início de um processo de avaliação do seu empreendimento pela CAIXA, de acordo com a faixa econômica que seu projeto se enquadra.




Análise do empreendimento
Para operar com a CAIXA, as empresas devem ter análise de risco válida, nada mais é que uma avaliação das suas condições econômico-ficanceiras.
As empresas que não possuem análise de risco poderão realizar esse procedimento em paralelo ao trâmite do projeto.
Após a apresentação dos projetos são realizadas as análises de:
-Risco de operação
-Engenharia e trabalho social
-Jurídica (dossiê jurídico unico válido para todo o país)
No caso do produto destinado a famílias com renda de até 3 salários mínimos, a análise de risco da operação se restringe ao impacto no fluxo de caixa da empresa. A análise de engenharia é simplificada, pos não possui especificação padrão.
No caso de análise concomitante com a tramitação do projeto na prefeitura e outros orgãos de licenciamento, a CAIXA oferece a possibilidade de uma pré-anãlise mediante apresentação da matrícula do imóvel e projeto básico.

Em breve pretendo fazer uma análise de casos de empreendedores do programa Minha Casa Minha Vida, e trarei para vocês a experiência de quem já está no ramo.

A CAIXA disponibiliza um simulador para os diferentes cenários, para acessa-lo clique na imagem abaixo.


Abaixo a cartilha de instruções da CAIXA com mais detalhes para os navegantes:

Até a próxima,

Se você gostou do que leu comente, é o que nos mantém vivos.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes Powered by Blogger | DSW printable coupons